No dia 10 deste mês comemora o dia mundial de prevenção ao suicídio. E o mês todo de setembro é reafirmando a vida no intuito de promover conhecimento, prevenção, saúde, afeto, amor, empatia e respeito. Além disso, falar em suicídio ainda causa um certo tabu. Porque muitas pessoas tem receio de ser taxado(a) como o sem fé, como isso: é só uma frescura, falta de Deus, do que fazer e dentre outros adjetivos pejorativos. Além de que, alguns indivíduos não sabem como abordar o tema, ou mesmo até para quem perdeu alguém para o suicídio, o luto é mais complexo, tem uma certa distorção de que poderia ter feito mais…
Assim, vivemos numa era, (nem gosto muito de usar o termo uma era e um tempo) visto que em cada época tem as suas nuances. Ou seja, não adianta ficarmos comparando um tempo com outro, porque cada período é distinto.
Entretanto, estamos vivendo na era digital e muitas pessoas vem adoecendo, por conta de exposição demasiada, comparações extremamente desconexas, uma busca de perfeição, seja na vida pessoal, amorosa, financeira, amizade, corpo, profissional, etc. Daí existe até um tal de cancelamento, no qual no meu ponto de vista é extremamente patológico, tanto para quem promove, como para quem recebe. Posto que causa uma dinâmica e uma valorização de que alguns seres humanos tem poder sobre os outros e que podem até cancelá-los, no mínimo é intrigante. Porque é importante promovermos diálogos e não cancelamentos. Além do mais, falar sobre o suicídio é primordial para a sociedade e com isso alimentamos vidas para um horizonte esperançoso, dialogar é promover encontros. Por isso se você tem ou já teve pensamentos suicidas, fale sobre, procure ajuda com profissionais, no CAPS, em algumas faculdades tem preços populares, fale com os seus familiares, com seus amigos não deixe de expressar os seus sentimentos.
A SUA VIDA VALE MUITO
NÃO DESISTA DELA.
AUTORA, MARIA MATILDE
imagem@venessagomes5842
O amor sempre foi difícil de comprender: nunca soube explicar de uma forma unânime em…
Que saudade de escrever de uma forma mais densa e intensa. As trivialidades vão nos …
Qual é o sentido da vida? Cada um da o significado em determinadas escalas, cada…
O seu último voo onde seria? Você iria aterrizar em que lugar, quais paisagens preferia…