O nosso passado é algo divulgado em particular quase que diariamente em nossas ações, isto é, vivemos muitas das vezes limitados a algo que já ocorreu. E isso nos fazem reféns de circunstâncias já dada, por outro lado, não somos uma espécie que esquece dos acontecimentos, uma vez que não temos perda de memória. Por isso o passado faz parte do momento presente, todavia, viver qualquer coisa relacionada a uma antiga eventualidade é desgastante…
Alguns do nosso passado deveria por n motivos continuar por lá, no entanto, não temos como retirar nenhuma parte da nossa história, seria como desvincular uma parte da vida de si mesmo, e isso é impossível! Entretanto, viver o presente no passado é afastar-se de quem você é hoje, porque o que aconteceu ficou no interior do inconsciente, você não é mais o mesmo, as situações não são as mesmas, no entanto, por muitas vezes as dores ainda continuam a estar enraizadas.
Assim, o presente não é presente até então, dado que as dores antigas não foram desenvolvidas adequadamente. De outro modo, não estou escrevendo sobre fingirmos que nada aconteceu: isto na psicanálise chame recalque.
“O recalque então, é uma forma de negação e rechaço de elementos do psiquismo[ideias, emoções, memórias] para fora da consciência. É um mecanismo que tem um dispêndio de energia grande, realizando uma pressão para manter elementos no inconsciente. Sustentá-lo provoca um dispêndio de energia que degasta a pessoa, pois ela fica direcionada para manter elementos psíquicos aprisionados. A remoção do recalque, por meio das associações livres do paciente e das interpretações do psicanalista, poupa a energia da pessoa para que ela possa utilizar em outras situações de sua vida”. FLÁVIO MENDES, psicólogo psicanalista -CRP 16/2623
Sendo assim, o meu texto quer argumentar a respeito de vivermos o hoje, sem esquecer o passado, mas também ressignificar cada detalhe de sua história, detalhando cada começo como sendo o único, refazendo e costurando cada furo, porque viver é doar, é doer, é lamentar, e sobretudo pensar a respeito de si, seus momentos, sua vida, não esqueça de você. Sua história faz parte de sua vida! Entretanto, não só se atente ao seu passado, viva o presente fazendo uma ponte com o seu futuro. AUTORA, MARIA MATILDE
IMAGEM: @livvie1263
I
O amor sempre foi difícil de comprender: nunca soube explicar de uma forma unânime em…
Que saudade de escrever de uma forma mais densa e intensa. As trivialidades vão nos …
Qual é o sentido da vida? Cada um da o significado em determinadas escalas, cada…
O seu último voo onde seria? Você iria aterrizar em que lugar, quais paisagens preferia…