O QUE É VIVER?
Escutei que é preciso aproveitar cada segundo de nossas vidas. Concordo. No entanto, comecei a questionar o que é aproveitar? Para alguns é usar o seu tempo com pessoas legais, sejam familiares, amigos. Outros já dizem que a aproveitar: é se divertir como fosse o último dia. Outros falam em orar, estudar, em pedir perdão, em fazer doações, etc.
Bom, poderia enumerar diversas situações que cada pessoa acredita que seja mais interessante viver. Realizarei outra pergunta, o que é viver? Estou elaborando este texto devido à morte repentina da cantora Marília Mendonça, uma moça, com sonhos realizados, objetivos encaminhados para brevemente ser mais sonhos concretizados, uma mulher bem sucedida, bem resolvida aparentemente, uma mãe e dentre outras personas que usava em sua vida, mas de repente aconteceu o inevitável, tão de repente. Tudo mudou, mas quero através dessas letras mencionar o que está dentro de mim, melhor dizendo, raciocinar melhor a respeito, são duas perguntas: a primeira, é como aproveitar a vida, e a segunda: o que é viver? Com certeza não terei respostas certas, até porque não sei. Entretanto, ao terminar o texto estarei mais leve, mais livre de sentimentos presos, visto que ao escrever falo através de significados desconhecidos de mim mesma…
A vida
não vem com um manual prescrevendo cada passo, cada estrofe, cada detalhe, ninguém nasce andando, vamos aprendendo ao longo dos dias, desfrutar, decerto seja sentir raiva quando estiver com raiva, mas saber o motivo certo da fúria, pensar antes de agir, não se submeter a cenários desfavoráveis, considerar a sua essência, seu modo de ser, respeitar os outros e se afastar de quem não agrega em nada para você, aproveitar, é falar alto e em bom som, é resmungar, é se calar, é dizer baixo, expressar sem nada dizer, é dançar, sentir o ar, respirar, enxergar o que os olhos, não podem ver. É doar, mas também se recolher. Aproveitar é ficar na solitude da vida, é estar rodeada de gente querida, é balançar na chuva, observar o pôr do sol, é reconhecer a finitude de tudo, é rir de assuntos aleatórios, é chorar quando necessitar, é orar e buscar a reconciliação consigo mesmo, falar com Deus, é agradecer e também não agradecer, porque ninguém é obrigado a ser grato as coisas ruins. AUTORA, MARIA MATILDE O que é viver? […] “De todas as minhas limitações, sei que no amor jamais terei limites. Mesmo que o amor se limite no meu amor” Socratés




